O presente estudo consiste em um relato de experiência construído a partir dos encontros vivenciados no Estágio Supervisionado em Ambientes Escolares I, realizado no primeiro semestre de 2025, na EMEIEF Maria Conceição Ramos do Amaral Crivelli, em Pimenta Bueno - RO, com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a constituição da identidade docente e confrontar concepções tradicionais que ainda permeiam a prática pedagógica. Durante a experiência, dividida entre observação, participação e regência, surgiram inquietações que me levaram a repensar o significado de ser uma boa professora e questionar as formas como concebemos e tratamos a infância. A partir do conceito de “infância natimorta”, de Corazza (2002), que denuncia a “desinvenção” da infância, foi possível refletir sobre como, enquanto sociedade, afirmamos valorizar a infância, mas frequentemente a silenciamos, disciplinamos e docilizamos, exigindo que os sujeitos infantis se ajustem às expectativas adultas. A convivência com os estudantes evidenciou a persistência de marcas de uma educação autoritária, que associa obediência e silêncio à aprendizagem, destacando a necessidade de ressignificar o conceito de “domínio de sala”, ainda idealizado por muitos futuros docentes. Esse ideal, enraizado em concepções tradicionais, posiciona o professor no centro do processo de aprendizagem como detentor do saber absoluto, enquanto os alunos são vistos como receptores passivos, conforme Libâneo (1985). Diante disso, questiona-se se realmente é desejo esse tipo de domínio ou se apenas o reproduzimos por imposição, uma vez que dominar a docência deveria significar conhecer estratégias, lidar com imprevistos, buscar constantemente formas de melhorar o processo de aprendizagem, inserir o aluno como sujeito ativo, considerar sua formação moral, intelectual e cognitiva, e formar cidadãos críticos e emancipados. A experiência também permitiu desconstruir a crença de que o professor nasce pronto, como alerta Freire (1991), e compreender que ser educador é um processo contínuo de construção, realizado na prática e na reflexão sobre ela. Em diversos momentos do estágio, questionei-me se havia nascido para ser professora, mas com o tempo compreendi que a formação é um processo contínuo e que a meta não é a perfeição, mas a construção de bases para a identidade docente. Souza (2022) ressalta que ser professor é se fazer professor todos os dias. Conclui-se que o estágio supervisionado constitui um espaço potente de formação, articulando teoria e prática, permitindo errar e aprender, e preparando o futuro docente para atuar com sensibilidade, criticidade e compromisso ético com a infância e com a educação.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO